sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Os benefícios da hidroterapia

Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta.

O termo hidroterapia é derivado das palavras gregas hydro (água) e therapeia (cura). Seu efeito curativo baseia-se nos princípios  mecânico e térmico da água  aquecida, que através do toque na pele e das respostas corporais pela pressão da água provocam diversos estímulos, ativando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa, trazendo benefícios, tais como, alívio da dor e dos espasmos musculares, melhora a circulação sanguínea, aperfeiçoa o equilíbrio corporal e a coordenação motora; diminui os edemas (inchaços), além de facilitar a execução de movimentos que são  difíceis de serem realizadas no solo.
O fisioterapeuta é o profissional que está devidamente autorizada por lei a utilizar os princípios físicos da água com o intuito de reabilitação física em pacientes com distúrbios diversos.
 Fisioterapia Aquática pode ser usada em casos: Ortopédica; Neurológica; Reumatológica; Pediátrica; Respiratória; Psicológica.
 Benefícios: Diminuição da dor, promove o relaxamento muscular; diminui espasmos musculares, facilita o movimento articular melhorando a ADM; aumenta a circulação periférica, redução de edema; fortalecimento muscular; melhora a musculatura respiratória; melhora a autoconfiança do paciente {efeito psicológico}; melhora dos distúrbios do sono; melhora a ansiedade e o stress; estimula equilíbrio e coordenação; diminui edemas e favorece o retorno venoso, aumenta a força muscular entre outros, temos contra-indicações como: Estados febris; infecções em geral; dificuldade ou insuficiência respiratória aguda; alterações da pressão arterial não controlada;  cardiopatia severa; grandes feridas abertas ou úlceras; incontinência fecal e ou urinária imprevisível.
No caso de atletas após uma lesão, doença ou cirurgia, o atleta sofre um aumento da sensibilidade à dor e perder um pouco da capacidade de suportar o peso sobre a área afetada. A água reduz a força da gravidade, o que permite movimento e atividade funcional mais confortável. Reabilitação aquática auxilia porque a água suporta o corpo, reduzindo o esforço conjunto e proporcionando resistência e assistência aos movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário